Club de
Joinville-Manchester

O Rotary Conecta o Mundo será o Lema do Ano Rotário 2019-20

Postado em: 14 de Janeiro de 2019

O Rotary Conecta o Mundo foi anunciado nesta segunda-feira como Lema do Rotary International durante o Ano Rotário 2019-20. Mark Daniel Malone, presidente eleito do Rotary International, explicou sua visão sobre a construção de um Rotary mais forte, pedindo aos líderes que ampliem as conexões com suas comunidades e adotem modelos inovadores de participação. 

Dentro desse contexto, nesta segunda-feira ele anunciou aos Governadores Distritais eleitos, o Lema para o Ano Rotário 2019-20. Foi durante o treinamento anual do Rotary, a Assembléia Internacional, na cidade de San Diego Califórnia (EUA). Maloney acredita que a conexão esteja no coração da experiência rotária. Celina Gomes de Chiara, governadora eleita do Distrito 4650, está participando do treinamento. 

Maloney lembrou que o Rotary nos permite conectar uns com os outros, de forma profunda e significativa. “Ele nos conecta com pessoas que nunca teríamos conhecido. Nos conecta às nossas comunidades, às oportunidades profissionais e às pessoas que precisam da nossa ajuda”, completou. 

O presidente eleito do RI pediu aos líderes que ofereçam experiências de reuniões alternativas e oportunidades de serviço para facilitar a ocupação de profissionais e pessoas com muitas obrigações familiares em cargos de liderança. 

– Precisamos fomentar uma cultura onde o Rotary não concorra com a família, mas sim complementa –, alertou. “Isso significa adotar medidas reais e práticas para mudar a cultura existente, ser realista em nossas expectativas, considerar nossa programação e dar as boas-vindas às crianças em eventos do Rotary em todos os níveis. 

Entende ainda que muitas das barreiras impeditivas para que pessoas possam servir como líderes no Rotary são baseadas em expectativas que não são mais relevantes. “É hora de se adaptar, mudar nossa cultura e transmitir a mensagem de que você pode ser um grande Governador de Distrito sem visitar todos os clubes individualmente e um grande presidente sem fazer tudo sozinho.”

Relacionamento com as Nações Unidas 

No próximo Ano Rotário, o Rotary realizará uma série de conferências presidenciais em todo o mundo, concentrando-se no relacionamento do Rotary com as Nações Unidas e nas metas de desenvolvimento sustentável da ONU que muitos projetos de serviços do Rotary apóiam. Mais informações estarão disponíveis em julho. 

Em 2020, as Nações Unidas celebrarão o 75º aniversário de sua carta patente e sua missão de promover a paz. O Rotary foi uma das 42 organizações que os Estados Unidos convidaram para servir como consultores de sua delegação na Conferência de San Francisco em, 1945. Fato que levou à criação da ONU. 

Durante décadas, o Rotary trabalhou ao lado das Nações Unidas para tratar de questões humanitárias em todo o mundo. Hoje, o Rotary tem o status consultivo mais alto que a ONU oferece a organizações não governamentais. 

– O Rotary compartilha o compromisso duradouro das Nações Unidas com um mundo mais saudável, mais pacífico e mais sustentável –, disse Maloney. “E o Rotary oferece algo que nenhuma outra organização pode igualar: uma infra-estrutura existente que permite que pessoas de todo o mundo se conectem em um espírito de serviço e paz e tomem ações significativas em direção a esse objetivo”, finalizou. 

 

Texto: Arnold R. Grahl | Edição: Giovani Vitória

Foto: Alyce Henson

 

Fotos

Reuniões Terças-Feiras | 20:00
Rua Jaguaruna 100 - Liga da Socieade Joinvilense,0000